Jogo matemático Caixa de Pandora


      Descrição

Trata-se de um JOGO DA MEMÓRIA, com objetos reais expostos em um conjunto diversificado, modificado pelo ministrante por várias vezes sucessivas. Os participantes são desafiados a perceberem qual foi o objeto retirado ou acrescentado. O jogo se destina à criança que possua entre quatro a cinco anos.

 Objetivo

·         Estimular o desenvolvimento lógico-matemático;
·         Trabalhar a noção de quantidade;
·         Induzir a observação e percepção do espaço;
·         Trabalhar o conhecimento social;
·         Estimular o conhecimento físico.
  
Recursos

Os materiais utilizados são: uma caixa, um tecido e um conjunto de objetos diversos: pena, chapéu, lápis recolhido na hora, brinquedo, óculos, pente, bola, relógio, maçã...

 Estratégia

O prelúdio cantado funciona como uma espécie de ritual para maior envolvimento das crianças. O conhecimento físico é trabalhado desde a escolha de cada objeto, que pode ser familiar ou desconhecido, e até mesmo propositalmente inserido para gerar questionamentos. É importante que o conjunto fique harmonioso, alternando tamanhos diversificados, cores chamativas, funções diferentes e que possam ser facilmente assimilados pelas crianças, pois assim serão memorizados e as crianças não terão dificuldade em falar o nome, por exemplo. Os objetos devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária e com o nível de desenvolvimento da turma: quanto menos idade, maiores, mais fáceis de assimilar e em menor quantidade deverá ser exposta os objetos.
A distribuição espacial do jogo também favorece o desenvolvimento físico. Enquanto uma criança memoriza, identifica os nomes de cada um e estabelece uma relação de significados. Dessa forma, o conhecimento social é trabalhado.
Para dar oportunidade à todos, o professor deve permanecer atento às crianças que acertarem em várias rodadas consecutivas, e intervir de modo que a brincadeira continue, chamando as crianças que acertam mais para ajudar a modificar o conjunto.

 Como jogar

1.    Cantar o prelúdio: “Dessa caixa, minha gente, muita coisa vou tirar. Prestarei muita atenção para poder adivinhar” ;
2.    Retirar os objetos, um a um, e posiciona-los no chão;
3.    Cobrir com o tecido;
4.    Solicitar que os participantes fechem os olhos;
5.    Retirar algum componente por debaixo do pano e esconde-lo na caixa da Pandora;
6.    Retirar o pano e solicitar que as crianças identifiquem;
7.    Após identificar, a criança vencedora se posiciona ao lado do ministrante para retirar o próximo objeto;
8.    Cantar o prelúdio;
9.    Começar uma nova rodada.